Atendimento Especializado para Prescrição de Cadeira de Rodas e Adaptações para Adequação Postural

Atendimento Especializado para Prescrição de Cadeira de Rodas e Adaptações para Adequação Postural ( Seating and Positioning ) é o desenvolvimento de um sistema composto de assento, encosto e uma base móvel para aqueles indivíduos que passam a maior parte do seu tempo assentado e que dependam desse sistema para mobilidade, mesmo que seja somente para longas distâncias.

 

Centro de Tecnologia Assistiva Technocare

 

Melhorar o nível funcional de um indivíduo oferecendo-lhe um sistema de seating estável significa melhorar suas funções fisiológicas que são afetadas pela postura (respiração, digestão, função cardiovascular – integridade da pele); melhorar sua mobilidade (auto-propulsão ou acessibilidade à cadeiras motorizadas), sua comunicação (verbal ou não verbal – visual, gestos, expressões faciais ou acesso a computadores), possibilitar melhor interação com o meio ambiente: na alimentação, na higiene, no vestir-se, nas atividades vocacionais e no lazer; melhorar os aspectos sociais-emocionais (conforto e auto conceito – a percepção do usuário de si e a percepção dos outros do usuário).

Benefícios Esperados para o Cliente :

  1. Normalização ou diminuição da influência de tônus anormal e atividade reflexa.
  2. Facilitação dos componentes do movimento normal na sequência desenvolvimental.
  3. Manutenção do alinhamento corporal, manuenção das amplitudes de movimento dentros dos parâmetros funcionais, controle ou prevenção de deformidades ou contraturas musculares.
  4. Prevenção de úlceras por pressão.
  5. Aumento do conforto e tolerância da postura desejada.
  6. Diminuição da fadiga.
  7. Melhora das funções respiratórias, oral-motora, circulatória e digestiva.
  8. Maximização da estabilidade para aumentar a função.
  9. Facilitação da provisão de cuidados (alimentação, higiene, etc.)

Clientes em potencial :
Todos os indivíduos usuários de cadeiras de rodas ou outros sistemas de mobilidade sentado (scooters, carrinhos, etc.).

Fluxo do cliente :

  1. Encaminhamento formal proveniente de qualquer profissional de saúde que esteja lidando com o paciente
  2. Avaliação das necessidades do cliente
  3. Pesquisa de alternativas
  4. Proposta de alternativas ao cliente e aos profissionais envolvidos
  5. Definição da melhor alternativa. Prescrição do equipamento
  6. Viabilização. Aquisição
  7. Teste/Prova
  8. Treino de uso
  9. Acompanhamento

Re-avaliações; reajustes, novas prescrições quando necessário. Na avaliação, e no início do treino de uso, são utilizadas fotografias para registro da imagem da postura.

Na avaliação postural pode ser necessário solicitar Rx de quadril e coluna.