Sem título

Pós Graduação em Tecnologia Assistiva 2018 – Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro

Inscrições para as turmas de BH, Niterói e SP até 08/02/2018

Início confirmado da turma em SP no dia 17/02/2018

Início das turmas do Rj previsto para 17/03/2018

 

Descrição

Tecnologia Assistiva (TA) é uma área híbrida do conhecimento de domínio de profissionais
de reabilitação, engenheiros, arquitetos, desenhistas industriais, entre outros, trabalhando juntos para restaurar a função humana através do uso de produtos assistivos.

Atualmente há um esforço nacional, com atores de todas as áreas, atuando consistentemente na ampliação e solidificação dessa área do conhecimento no país. Esse Curso de Pós Graduação Lato Sensu em Tecnologia Assistiva vem atender a demanda crescente por profissionais especializados. O curso é dividido em três grandes módulos: o primeiro aponta o conhecimento básico que o profissional vai necessitar (fundamentos de reabilitação, de engenharia, de design, de pesquisa, de direitos das pessoas com deficiência, tecnologia social,etc.), o segundo trata de aspectos gerais da Tecnologia Assistiva (classificações, modelos, processos, sistemas de avaliação de resultados, políticas públicas, etc), e o terceiro discorre acerca das áreas de aplicação (seating”, comunicação alternativa, adaptação ambiental, informática, inclusão profissional, escolar, etc).

A IES responsável pelo Curso é a Faculdade de Tecnologia em Saúde -CIEPH – http://cieph.edu.br/

A Faculdade de Tecnologia em Saúde – CIEPH está comprometida com a valorização do desenvolvimento humano, científico e tecnológico. Seu desenvolvimento integral capaz de dar conta das novas condições emergentes, e, ainda, contribuir efetivamente no desenvolvimento harmônico da região que está inserida. Por outro lado, mecanismos de estímulo à qualidade, melhoria da gestão, eficiência no gasto público, redução dos desperdícios, adequação da estrutura organizacional e elevação da produtividade do serviço público nas áreas meio e fim só poderão ser alcançados se houver o comprometimento de todos os segmentos que compõem a comunidade, e, ainda, se forem construídos de forma participativa e democrática os instrumentos de gestão.

 

Inicio Previsto das Aulas

* Faça já a sua inscrição, é muito importante ter registrado o seu interesse para conseguirmos viabilizar a turma.

Belo Horizonte

Início previsto: 03 de março de 2018

Aulas aos primeiros finais de semana do mês, com exceção de feriados.
sexta-feira de 18h às 22h / sábado de 8h às 18 / domingo das 8h às 15 hs
Duração: 15 meses

Local: Associação Médica de Minas Gerais
Av. João Pinheiro, 161 – Centro, Belo Horizonte – MG, 30130-180
Site: https://ammg.org.br/

Rio de Janeiro

Início previsto: 17 de março de 2018
Aulas em todos terceiros finais de semanas, com exceção do mês de Janeiro e feriados.
Duração: 18 meses

Local: Associação Fluminense de Reabilitação – RJ
Rua Lopes Trovão, 301 Niterói – RJ – Brasil

São Paulo

Início previsto: 17 de fevereiro de 2018 às 08 hs
Aulas aos segundos finais de semana do mês, com exceção do mês de Janeiro e feriados.
sexta-feira de 18h às 22h / sábado de 8h às 18 / domingo das 8h às 15 hs
Duração: 15 meses

Local: Mais Diferenças
Rua Paulo Passalacqua, 86 – Pacaembu, São Paulo – SP

Objetivo

Criar um grupo de profissionais de diversas disciplinas especializado no desenvolvimento, avaliação,prescrição, e pesquisa em Tecnologia Assistiva.

 

Público Alvo

Médicos, Terapeutas Ocupacionais, Fisioterapeutas, Enfermeiros, Fonoaudiólogos, Engenheiros, Arquitetos, Desenhistas Industriais, Psicólogos, Assistentes Sociais, Pedagogos, Odontólogos entre outros profissionais que atuam no ramo.

Com o objetivo de formar em Tecnologia Assistiva os usuários da mesma, em cada turma que for formada (mínimo de 27 matriculados, pagantes), há a oferta de 3 bolsas de 100% para pessoas com deficiência que tenham formação em qualquer curso superior, e que por meio de entrevista à Coordenadora, Dra. Maria de Mello, demonstre a intenção de aplicar o conhecimento que será adquirido em benefício da coletividade. Os interessados devem proceder ao processo de inscrição regular, ao serem comunicados que foram selecionados, entrar em contato diretamente comigo. É preciso de ter 27 alunos pagantes para q as bolsas sejam concedidas.

Coordenadora do Curso


Profª. Dra. Maria Aparecida Ferreira de Mello

Profª. Dra. Maria Aparecida Ferreira de Mello

Responsável Técnica

Curriculum Lattes


  • Terapeuta Ocupacional, UFMG, 1990.
  • Pós-Doutora pela University of Florida em Tecnologia Assistiva e Educação à Distância, 2006
  • Doutora pela UNIFESP com ênfase em Tecnologia Assistiva e Geriatria, 1999.
  • Mestre em Ciências e Tecnologia Assistiva pela University of New York at Buffalo, 1995.
  • Especialista em Tecnologia Assistiva pela University of New York at Buffalo, 1994.
  • Especialista em Seating and Positioning – Adequação Funcional/Postural em Cadeira de Rodas pela University of New York at Buffalo, 1995.
  • Especialista em Economia da Saúde pela UNIFESP, 2002.
  • Ex-Fellow do Hospital Helen Hayes em Seating and Positioning, 1997.
  • Membro do Comitê de Tecnologia Assistiva da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, desde sua criação, 2006;
  • Consultora em Política Pública para Pessoas com Deficiência e Pessoas Idosas, desde 1996.
  • Diretora Científica da ABRIDEF – Associação Brasileira das Indústrias e Revendedores de Produtos e Serviços para as Pessoas com Deficiência, 2012.
  • Consultora Internacional em Tecnologia Assistiva, 1993.

 

 

Coordenadora Local RJ

Lycia Machado

Terapeuta Ocupacional CREFITO-2/8127TO – Especialização em Administração Pública – FGV, em Saúde Mental – IFB e em Neurociências Aplicada á Longevidade – UFRJ . Coordenadora da Câmara Técnica de Saúde Funcional da Terapia Ocupacional, e Membro da Câmara Técnica de Contextos Sociais da Terapia Ocupacional do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 2° Região – CREFITO-2

 

Carga Horária

374 horas de aulas presenciais

Veja o conteúdo completo do curso

 

Duração

15 meses, sendo aulas em 15 meses consecutivos (com exceção de feriados, dias das mães e dos pais, não há aula em janeiro de 2017 e 3 meses para finalização de pesquisa de conclusão), com último encontro por meio de realização de seminário de pesquisa

 

Investimento

Inscrição: R$150,00

A taxa de inscrição deverá ser paga por meio de depósito/transferência bancária para:

  • Technocare Mobilidade e Inclusão
  • CNPJ: 19.958.239/0001-05
  • Banco Itaú: 341
  • Agência: 0587
  • Conta: 18640-4

Mensalidades:

OBS: 10% de desconto para os servidores públicos

Belo Horizonte
18 X R$675,00 ; 10 % de desconto para pagamento à vista
ou 24 x R$510,00

Rio de Janeiro
18 X R$675,00 ; 10 % de desconto para pagamento à vista
ou 24 x R$510,00

São Paulo
18 X R$675,00 ; 10 % de desconto para pagamento à vista
ou 24 x R$510,00

Documentos para Inscrição – Cópias

  • CPF
  • RG
  • Título de eleitor
  • Comprovante de residência
  • Diploma de Graduação
  • Comprovante da taxa de inscrição
  • Currículo
  • Justificativa de interesse pelo curso

OBS: A inscrição só será efetivada após o recebimentos dos documentos acima*

Preencha o formulário e clique no botão 'Enviar'

  • Endereço

  • Informações

 

Verificação de segurança

Ementário

Disciplina : Fundamentos Nosológicos e Epistemológicos da Tecnologia Assistiva

Conteúdos Ementa Carga Horária
Abertura e Introdução ao Curso Apresentação do curso, dos alunos, metodologia de ensino e de avaliação da aprendizagemLevantamento de Necessidades dos alunos

Introdução à Tecnologia Assistiva

Os direitos das pessoas com deficiência

O Relatório Mundial de Deficiência da ONU

26
A Classificação Internacional da Funcionalidade Apresentação da CIF e como ela pode ser usada como método de classificação de TA 4
Análise Psicossocial das Diferenças e Bioética Discussão dos preconceitos e diferenças, diversidade e desigualdade; e a cidadania da pessoa com deficiência 6

 

Disciplina : Tecnologia Assistiva Baseada em Evidências

Conteúdos Ementa Carga Horária
Métodos e Técnicas de Pesquisa I Fundamentos de Metodologia Científica, análise crítica da literatura, uso de evidências na prática clínica e desenvolvimento de produto 10
Métodos e Técnicas de Pesquisa II Fundamentos de Metodologia Científica, análise crítica da literatura, uso de evidências na prática clínica e desenvolvimento de produto 4
Uso de instrumentos de medida em Tecnologia Assistiva Apresentação de métodos quantitativos e qualitativos na identificação de necessidades e de mensuração de resultados em tecnologia assistiva : 8
Seminário de Pesquisa I Apresentação e discussão dos projetos dos TCCs dos alunosApresentação de resultados de projetos de pesquisa em TA de pesquisadores de outras instituições do Brasil 6
Avaliação Final e Encerramento da primeira parte do curso Realização de avaliação de aprendizagem quantitativa e qualitativa 4
Apresentação e entrega dos TCCs Realização de Seminário de Apresentação dos TCCs 8

 

Disciplina : Fundamentos Técnicos da Tecnologia Assistiva

Conteúdos Ementa Carga Horária
Fundamentos do Design Universal Introdução ao estudo do design universal. Sua aplicação em todas as áreas do desempenho humano. 4
Fundamentos de Engenharia Discussão de princípios de mecânica, eletrônica, eletricidade, informática.Apresentação dos principais maquinários e materiais utilizados na fabricação e confecção de ajudas técnicas. Inclui visita técnica.

Norteadores de Funcionamento de uma Oficina Ortopédica

20
Tecnologia Social Apresenta o conceito princípios, parâmetros de Tecnologia Social , e suas implicações na Tecnologia Assistiva. Além de apresentar experiências de aplicação do conceito. 4
Fundamentos de Biomecânica Discussão das características mecânicas e cinemáticas do movimento humano. 16
Fundamentos de Ergonomia Aspectos ergonômicos no desenvolvimento da atividade humana 16
Desenvolvimento de produto Apresentação dos princípios metodológicos no desenvolvimento de produto. 12

 

Disciplina : Áreas de Aplicação de Tecnologia Assistiva

Conteúdos Ementa Carga Horária
Políticas, Programas Públicos e Privados de concessão de produtos assistivos Discute os programas públicos e privados nacionais de concessão de órteses e próteses. Inclui a discussão de programas de algumas instituições financeiras. 4
Acessibilidade em ambientes urbanos, coletivos e individuais Apresenta a normalização brasileira de superação das barreiras arquitetônicas, além de outros parâmetros internacionais. Desenvolve habilidades para criticar e propor soluções para a criação de ambientes acessíveis. 12
Acessibilidade a informação de meios de comunicação Discute técnicas e estratégicas utilizados para tornar acessível a informação disponibilizada por meios de comunicação (audiodescrição, recursos para baixa visão, entre outros) 8
Acessibilidade na informática Apresenta e discute os quesitos para o desenvolvimento de sistemas de informática acessível. Hardware e Software. Apresenta casos reais de intervenção. 8
Comunicação Alternativa e Suplementar Apresenta as tecnologias disponíveis para a compensação das perdas na área da comunicação individual. 8
Marcha e dispositivos de auxílio Discutir os princípios de avaliação e prescrição de todos os tipos de dispositivos de auxílio à marcha. 8
Próteses de MMSS e MMII Discutir os princípios de avaliação e prescrição de todos os tipos Próteses de MMSS e MMII, suas vantagens e desvantagens. 8
Órteses de MMSS e MMII Discutir os princípios de avaliação e prescrição de todos os tipos órteses de MMSS e MMII, suas vantagens e desvantagens. 8
Deficiência Auditiva e Visual e Tecnologia Assistiva I Discute a utilização das produtos assistivos por usuários com deficiências auditivas, visuais e surdez e cegueira 8
Inclusão profissional e Tecnologia Assistiva Discute a utilização de TA nas práticas de inclusão no mercado de trabalho da pessoa com deficiência no Brasil, apresenta também modelos vigentes no exterior. 8
Inclusão Escolar e Tecnologia Assistiva Discute os políticos e técnicos de utilização de Tecnologia Assistiva na Inclusão Escolar; inclui a discussão do conceito de Desenho Universal na Aprendizagem 8
Adequação Postural e Cadeira de Rodas Seating & Positioning I Apresenta os procedimentos específicos de avaliação da necessidade dos usuários de cadeiras de rodas, avaliação dos sistemas de adequação postural disponíveis e passíveis de confecção, e a combinação das necessidades dos usuários e a disponibilidade de equipamentos e materiais. 12
Deficiência Auditiva e Visual e Tecnologia Assistiva II Discute a utilização dos produtos assistivos por usuários com deficiências auditivas, visuais e surdez e cegueira 8
Adaptação veicular Discute as adaptações veiculares para as diversas deficiências. Aponta a legislação relacionada. 8
O uso de TA por pessoas com Deficiência Cognitiva/Intelectualo As necessidades, as características especificas dos processos de avaliação e intervenção em TA junto a essa população 8
Tecnologia Assistiva e Envelhecimento Populacional Apresenta a interface da Tecnologia Assistiva na promoção da independência e autonomia da pessoa idosa 4
Tecnologia Assistiva de Baixo Custo Apresenta alternativas de confecção de produtos de baixo custo 4
O Mercado da Tecnologia Assistiva no Brasil Discutir como está organizado (ou desorganizado) o mercado no país, avanços e desafios. 4

 

Disciplina : Tecnologia Assistiva Aplicada (aulas práticas)

Conteúdos Ementa Carga Horária
Observação e Experimentação da prática de avaliação da necessidade do cliente, prescrição, confecção e seguimento do uso de produtos assistivos. 60

 

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