Indicação e acompanhamento do uso de um produto assistivo

O uso correto de um produto assistivo possibilita às pessoas com deficiência a realização das atividades de vida diária (auto-cuidado, lazer, trabalho, educação,esporte, etc.) no maior grau de independência possível viabilizando assim sua inclusão.

A indicação e acompanhamento do uso de um produto assistivo é um processo terapêutico executado por uma equipe de profissionais especializados somado às outras intervenções reabilitadoras e cuidados de saúde que a pessoa com deficiência recebe ao longo de sua vida. É esse processo que assegura o uso correto e bem sucedido de um produto assistivo.

Produtos Assistivos
Indicação e acompanhamento do uso de um produto assistivo

 

A equipe da Technocare é composta por terapeutas, tecnológos, engenheiros e arquitetos especializados no desenvolvimento e aplicação de tecnologia assistiva em todas as suas áreas (comunicação alternativa e suplementar, mobilidade – órteses, dispositivos de auxílio a marcha, cadeiras de rodas, informática, adaptação ambiental,atividades de vida diária, transporte, lazer, trabalho, educação, entre outras).

Produtos Assistivos

O trabalho desenvolvido é interdisciplinar, colocando como participante fundamental o usuário ( inclusive responsáveis e/ou familiares), em contínua discussão com os outros profissionais envolvidos no caso.

 

Todas as orientações para a aquisição e manutenção dos produtos indicados são oferecidas aos clientes.

 

  • Mobilidade e locomoção

    • Dispositivos de auxílio marcha  ( Órteses, Bengalas, Muletas , Andadores )
    • “Seating and Positioning”
    • Assentos estáticos e dinâmicos ( transporte veicular, postos de trabalho, escolar, de lazer e esporte adaptado )
    • Mobilidade sentada: carrinhos, cadeiras de rodas e scooters
    • Adequação não funcional sentado
    • Alimentação, banho, higiene, vestimenta, controle de esfíncteres, transferências, repouso

  • Órteses e próteses
  • Auto cuidado

    Alimentação, banho, higiene, vestimenta, controle de esfíncteres, transferências, repouso

  • Comunicação alternativa suplementar
  • Aprendizagem e Cognição
  • Adaptação e controle ambiental
  • Informática
  • Transporte ( adaptação veicular )
  • Adaptações vocacionais e de trabalho
  • Adaptações escolares e acadêmicas
  • Atividade esportiva adaptada

Fluxo do cliente

  1. Encaminhamento formal proveniente de qualquer profissional de saúde que esteja lidando com o paciente (ver formulário específico).
  2. Avaliação das necessidades do cliente.
  3. Pesquisa de alternativas.
  4. Proposta de alternativas ao cliente e aos profissionais envolvidos.
  5. Definição da melhor alternativa. Prescrição do equipamento.
  6. Viabilização.Aquisição.
  7. Teste/Prova.
  8. Treino de uso.
  9. Acompanhamento. Re-avaliações; reajustes, novas prescrições quando necessário.